sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Madalena Almeida

DISCRIMINAÇÃO     

 A nossa turma esteve a debater um tema actual e muito importante: a discriminação.
Começámos por dizer o que era para cada um a discriminação e surgiram muitas ideias:
1. Quando se goza com uma pessoa estamos a discriminá-la, porque fazemos essa pessoa sentir-se mal com ela própria e com as outras que a rodeiam; ela sentir-se-á muito pouco à vontade, fica de certeza inibida; 
2. Quando temos atitudes racistas e insultamos pessoas negras, que são assim naturalmente, chamando-lhes “pretos”, estamos a diferenciá-los de nós e a diminuí-los.

Temos de distinguir entre a brincadeira, o gozo e a discriminação. Às vezes as pessoas discriminam porque não pensam na situação do outro, nem como ele se pode sentir mal, nem sabem o que isso é. Também é discriminação fazermos sentir ao outro que ele é pobre, por não ter isto ou aquilo que nós temos.
Quando se chama gorda a uma pessoa, também podemos estar a fazer-lhe muito mal psicologicamente, pois provavelmente ela gostaria de ser elegante; ainda mais se a pomos de parte e não a incluímos no grupo.
Quando se chama nomes a um colega, pode ser grave e ofensivo, depois a pessoa pode levar a sério.
Quem tem boas notas pode discriminar os outros ou ser discriminado: se tem boas notas e deixa de ligar aos colegas porque fica com mania de importante, está a discriminar; se os colegas, por ele ter boas notas,  o puserem de parte por inveja, estão a discriminá-lo injustamente.
Até uma situação positiva pode tornar-se negativa na relação entre as pessoas.

Discriminação sexual acontece quando, por exemplo, olhamos de lado para homossexuais, quando vemos o seu comportamento e o achamos estranho, comentando e dizendo mal. Não temos nada a ver com o caminho que as pessoas escolhem, só não se devem prejudicar umas as outras.
Concluímos que discriminar é tratar alguém de maneira a que ele se sinta diferente dos outros e se ofenda com isso; fazemos isso quando realçamos as grandes diferenças.

                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário