segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DISCUSSÃO SOBRE O COMPORTAMENTO

No passado dia 2 de Dezembro, o 6º D recebeu a visita da representante dos Encarregados de Educação, a mãe da Isis, Raquel Gaspar, a qual dinamizou uma interessante sessão de discussão sobre o comportamento da turma. Eis o seu relato:

"Quais são os comportamentos típicos de indisciplina? Será que é possível a turma comprometer-se a melhorar o seu comportamento, por exemplo eliminando um deles? Estas duas questões orientaram a primeira parte do encontro.
Foram 14 (ou 17?) os comportamentos identificados. Lembro-me de alguns: mascar pastilha nas aulas, lançar papelinhos, falta de atenção, virar para trás, não por o dedo no ar para falar, desrespeitar os colegas e professores, tirar macacos do nariz e coisas menos normais como  pintar os sovacos,...
Depois votaram no comportamento que achavam ser possível eliminar. Houve uma grande diversidade de respostas. Os mais votados foram mascar pastilhas e virar para trás. Mas concluíram que não eram capazes de deixar de os fazer.

A segunda parte foi orientada pela questão da Inês Reis, que disse que achava que não ser possível melhorar o comportamento da turma. Porque uns haveriam de conseguir, mas outros não, talvez porque não estariam capazes de se esforçar para isso. Outros justificaram que tal não seria possível devido à familiaridade entre eles, por estarem juntos há muito tempo. Por isso havia quem achasse que a melhoria só seria possível se a turma fosse novamente separada. Outros achavam que tal não deveria acontecer e que teriam de fazer alguma coisa.
A continuação desta sessão de discussão dependerá da iniciativa dos alunos. Houve questões que deixámos sem discussão como os castigos e as recompensas. (MAIS?)
Obrigada
Raquel Gaspar
"

Sem comentários:

Enviar um comentário